sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ESCOLA DE IMPOSTOR?


Sou assinante da Revista Igreja, que deveria trazer informações importantes para o ministério pastoral contemporâneo. Mas fiquei bastante indignado ao receber a edição de junho/julho de 2008. O texto ressaltado acima refere-se a uma propaganda publicada pela revista, no qual destaco em vermelho a maneira absurda com a qual as igrejas são tratadas: como concorrentes!

O que mais impressiona é o fato de tal propaganda vir assinada por um seminário pastoral. E, ainda pior, trata-se da divulgação de um curso em dvd chamado "O Segredo para Ficar Rico". A impressão final, analisando a propaganda como um todo, é que abrir uma igreja seria o tal segredo para ficar rico!

Como pastor, quero deixar aqui o meu protesto. Ainda que hajam impostores se dizendo pastores, creio que são minoria. Mas, quando vejo um seminário fazer uma colocação como esta, fico bastante preocupado com tamanha deturpação do evangelho. Preocupa-me porque muitos estão fazendo escola com esta filosofia satânica!

A Igreja local, quando fiel ao evangelho de Cristo, é a esperança do mundo, razão pela qual precisamos de unidade, não de competição. Nossos membros são pessoas, não clientes, são seres vivos, e não produtos de mercado.

Mas eu não deveria ficar tão surpreso. A Bíblia relata que, nos últimos dias, fariam dos crentes negócio (2Pedro 2:3). Certamente já chegamos neste tempo.

Porém, não podemos aceitar isto passivamente. Transcrevo abaixo a carta que enviei por email para a redação da Revista Igreja.

Caso me respondam, o mínimo que espero como leitor e assinante desta revista, colocarei a resposta como comentário.


E-mail enviado para a Revista Igreja em 01 de Agosto de 2008


Prezados irmãos em Cristo,

Sou pastor sênior e assinante da Revista Igreja desde o seu início. Aprecio muito as matérias, que são muito edificantes. Quero parabenizá-los por isto. No entanto, na edição de nº 16, creio que houve um descuido muito grave. Uma propaganda que vocês publicaram está causando espanto e indignação entre nós, cristãos, pela forma depreciativa e injuriosa com que trata as igrejas. O que mais lamentamos, é que os responsáveis se colocam como uma "escola de pastores".

Trata-se de uma propaganda de página inteira impressa na página 5, cujo título é Curso de Auto Ajuda. Entre outras colocações ofensivas, a que mais causou indignação, não apenas em mim, mas em vários outros pastores e irmãos, foi a seguinte:

"Igreja que não apresenta ministração de auto-ajuda e motivação tende a perder os membros para a concorrente"

Perguntamos: Desde quando as igrejas são concorrentes? Igreja agora é comércio? Pessoas por acaso são produtos, ou clientes?

Além do mais, tal colocação incentiva a competição entre as denominações e prejudica nosso ideal de unidade, tão almejado em nossos Congressos, como o Voe Mais Alto, entre outros que participo.

Sem falar da impressão negativa que os descrentes terão ao ler uma frase tão deprimente quanto a que destaquei acima. Nós, pastores, já somos muito caluniados para que uma propaganda "evangélica" venha manchar ainda mais nossa reputação. Quero lembrar que o título do curso de tal propaganda é "O Segredo para Ficar Rico". Isto dá a impressão de que os pastores abrem igrejas com o fim de enriquecerem. É lamentável.

Gostaríamos de saber se a revista Igreja corrobora de tal filosofia, para que saibamos se devemos continuar ou não sendo assinantes. Pois, a partir do momento em que tal texto é publicado na revista que vocês editam, ainda que seja somente uma propaganda, seus editores se tornam coniventes com tal linha de pensamento. Prefiro crer que vocês tem ética e temor de Deus, como sempre me pareceu. Prefiro crer que o texto de tal propaganda não foi lido pelos responsáveis pela revista. E, mais ainda, espero que a tal "escola de pastor", idealizadora desta propaganda, seja mais cuidadosa em suas colocações e notificada de nosso protesto. A não ser que se trate de uma "escola de impostor", eles certamente se darão conta da gravidade do erro e haverá uma retratação, que será muito bem recebida pelo povo de Deus.

Na certeza de uma resposta, queremos desde já lhes agradecer pela atenção.

Que Deus continue lhes abençoando cada dia mais!


Em Cristo,

Pr. Alan Capriles

Leitor e assinante da Revista Igreja

(em nome também de outros pastores que desejam continuar sendo leitores da revista Igreja)


"Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." (1 Timóteo 6:9-11 RA)


"E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." (2 Pedro 2:2-3 RA)