quarta-feira, 9 de julho de 2008

POR QUE, MAMÃE?

"Por que, mamãe? Por que, mamãe?" - Estas foram as últimas palavras do menino João Roberto, de apenas 3 anos, quando sua mãe mandou que ele se jogasse ao chão do carro. João Roberto foi mais uma vítima inocente da violência que assola o Rio de Janeiro.
Atingido na cabeça por um dos disparos, o que mais nos impressiona é que, desta vez, não fora bala perdida, mas intencional. O carro de sua família, confundido com outro que havia sido roubado minutos antes, foi alvejado numa desastrosa abordagem policial. O tiro que matou João Roberto foi disparado por aqueles que deveriam lhe dar segurança! Compreendo que os policiais vivem numa grande tensão, enfrentando marginais que, além de estarem em maior número, se utilizam de armamento pesado e estão mais bem equipados que o próprio exército. Mas o que não posso compreender é um erro de tamanha gravidade.

Concordo com o desabafo do pai de João Roberto: "eu não tenho culpa se bandido está matando polícia... eu não posso pagar por essa sociedade podre que eles construíram..." E, quantos mais terão que pagar por isso?

Eu também sou pai e faço idéia da dor e revolta desta família. Se de alguma forma este artigo for lido por alguém que os conheça, peço que lhes digam o quanto este pastor lamenta e está orando para que tamanha dor seja minimizada. Mas peço que lhes transmitam também o seguinte recado: Deus não é o culpado por tamanha tragédia. Repito: Deus não é o culpado.

Temos o direito, e até o dever, de nos revoltarmos contra políticos e autoridades que só sabem prometer e depois desviar as verbas públicas. Mas não temos o direito de culpar Deus pelas mazelas que nossa própria sociedade criou. Se tudo que nos acontece fosse a vontade de Deus, o Senhor Jesus não teria nos ensinado a orar pedindo "seja feita a sua vontade". (Mt 6:10) Ora, se precisamos pedir que Deus intervenha em nossas vidas, obviamente nem tudo que acontece foi por sua vontade.

Querido leitor, não culpe Deus pelas tragédias que já aconteceram em sua vida, ou na vida daqueles a quem você ama. Mas, além de Deus não ser o culpado, nós ainda podemos fazer algo para mudar esta situação.

O que podemos fazer? Cheguei a conclusão de que há uma única entidade que tem o poder de mudar verdadeiramente para melhor uma sociedade. A esperança não está na polícia, ou nos políticos, ou na mudança das leis. A saída não está em melhores métodos, mas em melhores homens. E esta transformação na alma, só Deus pode fazer. E justamente esta é a missão da igreja, transformar o mundo pela mensagem do evangelho! (Mt 28:19-20)

Somente a Igreja, com sua mensagem de transformação em Cristo, tem o poder de mudar nossa sociedade. A maioria de nossos irmãos em Cristo tem um drástico "antes e depois" para compartilhar. Nossa igreja é composta de ex-marginais, ex-viciados, ex-espancadores, entre outros. Confesso que nunca fui nada disso, mas eu sou um ex-perdido, que achava que seria salvo por minhas próprias boas obras. Mas um dia fui alcançado pela mensagem do evangelho, que me salvou de minha falsa humildade e oculta soberba.

Da mesma forma, só a mensagem do evangelho pode transformar nossa sociedade. (Rm 1:16) Precisamos compartilhar do amor de Deus, da salvação de Cristo, do poder transformador do Espírito Santo. O mundo está precisando de verdadeiros cristãos, que não fiquem perdendo tempo com discussões teológicas, mas que desejem ser imitadores de Cristo.

Há tantos por se converter ainda... Como pastor, estou empenhado em preparar obreiros que se pareçam com Cristo e em abrir o maior número de igrejas possíveis, a fim de que alcancemos o máximo de pessoas com a mensagem transformadora do evangelho.

Voltando à trágica história mencionada no início: se aquele assaltante fosse convertido a Jesus, não teria havido aquela ocorrência. Se aqueles policias fossem convertidos a Jesus, eles não teriam chegado atirando. Se a Igreja se preocupasse mais com a evangelização dos perdidos, talvez o pequeno João Roberto estivesse vivo agora. Mas suas últimas palavras ainda continuam ecoando, perplexas e sem resposta: Por que, mamãe?


“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2 RC)